rima@queijariarima.com.br

Telefone e WhatsApp: (11) 94440-8818

Estrada Municipal para o Bairro Caiacatinga, nº 13

CEP: 18540-000     

Porto Feliz - SP

nossa história

Quando se casaram e começaram a constituir a nova família, Maria Clara e Ricardo passaram a se questionar sobre a vida que levavam na cidade grande, principalmente com a chegada do primeiro filho. Ao iniciar da introdução alimentar do pequeno, buscaram opções mais saudáveis e se deram conta de que faltava no mercado produtos e produtores que seguissem uma linha mais natural ou orgânica.

Somando isso com a vontade dos dois de mudar de vida, buscaram um novo rumo. Encontraram em comum o desejo de viver do campo, com mais contato com a natureza, e de produzir alimentos de forma consciente e sustentável. Veio assim, em 2016, a ideia de fazer queijos de ovelha.

Decidiram aproveitar a propriedade rural da família em Porto Feliz - que já tinha criação de ovelhas, mas voltada para o corte - e adaptar a estrutura existente para a produção de leite e fabricação de queijos. Para isso, passaram dois meses na Espanha e Portugal, conhecendo as tradicionais produções de leite e queijo de ovelha da região, como o queijo Serra da Estrela. Ao retornar dessa vivência, se despediram da cidade, mudaram para o sítio e deram início à tão sonhada Queijaria Rima.

sobre nós

Maria Clara é jornalista de formação, trabalhou durante anos com assessoria de imprensa, jornal, site, rádio. Filha de cozinheira, sempre teve proximidade com o universo da comida e sempre gostou de fazenda, onde passou boa parte da infância. Ao encarar o desafio de se reinventar, Maria Clara virou queijeira. Fez cursos na área - nacionais e internacionais - e é ela quem comanda toda a produção de queijos, dando vida às próprias receitas.

Ricardo é formado em gestão ambiental e atuou em ONGs ambientalistas principalmente na região amazônica. Antes de fundar a queijaria, também fez parte da área de sustentabilidade das olimpíadas do Rio de Janeiro. A busca por aliar produção agropecuária e preservação ambiental sempre moveu Ricardo, que aplica as técnicas de sustentabilidade aprendidas ao longo da carreira na produção da Rima. Enquanto Maria Clara cuida dos queijos, é Ricardo quem cuida de tudo que vem antes: a manutenção do sítio, o pasto, o manejo dos animais e a produção de leite.

as ovelhas

As quase 500 ovelhas da raça francesa Lacaune são criadas a pasto e recebem complemento alimentar de ração e silagem, ambas feitas no próprio sítio. Os cordeiros ficam com suas mães até que atinjam a idade da desmama. Isso faz com que os animais fiquem menos estressados, o que aumenta a qualidade do leite.